1. COORDENADOR DO CURSO DE TEC. EM REDE DE COMPUTADORES

Professor pesquisador I no Instituto UFC Virtual - UAB/UFC. Atuando estratégicamente na área de mineração de dados, sistemas de recomendação, Big Data, IA e Aplicações Sensíveis ao Contexto. Mestre em Engenharia de Teleinformática. Tema de mestrado: "Aprovisionamento Avançado de Recursos em Redes Convergentes Sensíveis ao Contexto" (2012). Pós -graduado e especialista em Telemática com Ênfase em Redes de Computadores, realiz ado pelo Instituto Federal de Ensino Tecnológico - IFCE-CE (2008). Concluiu trabalhos de fim de curso com uma monografia sobre segurança estruturada em redes ad hoc. Possui graduação em Eletromecânica pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC e Faculdade de Tecnologia Centec - FATEC (2005). Trabalhei na FATEC em laboratório de eletrônica onde pesquisava e ministrava aulas nesta instituição em disciplinas de lógica, linguagem de programação e eletrônica. Tenho experiência e interesse na área de Pr ogramação, Banco de Dados, Redes, Telemática, Eletrônica, Robótica, Mecatrônica, Automação e Eletromecânica. Minha linha pesquisa atual é mineração de dados e aplicações sensíveis ao contexto com foco em sistemas de apoio a decisão. Focando em Business Intelligence.

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDE DE COMPUTADORES

Duração do Curso: 03 Anos

Turno: Diurno e Noturno

Autorização: Portaria Ministerial nº 3 de 02 de Janeiro de 2018

2. CARACTERIZAÇÃO GERAL DO CURSO DE REDE DE COMPUTADORES

2.1. MISSÃO DO CURSO

Promover a geração e a disseminação de conhecimentos na área de Rede de Computadores e dessa forma incentivar a inovação profissional e tecnológica consciente e cidadã, de forma a contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Estado do Ceará, através da formação mão de obra qualificada, capaz de atender à necessidade do mercado de trabalho e de satisfazer demandas da sociedade.

2.2. OBJETIVOS GERAL

O objetivo geral do Curso Superior de Tecnologia em Rede de Computadores da Faculdade FATHOR é formar profissionais para atuar na elaboração, implantação, gerenciamento e manutenção de projetos lógicos e físicos de rede de computadores locais e de longa distância. Conectividade entre sistemas heterogêneos, diagnóstico e solução de problemas relacionados à comunicação de dados, segurança de redes, avaliação de desempenho, configuração de serviços de rede e de sistema de comunicação de dados são áreas de desempenho deste profissional. Conhecimentos de instalações elétricas, teste físico e lógico de redes, normas de instalações e utilização de instrumentos de medição e segurança são requisitos à atuação deste profissional. Este profissional deverá ter características indispensáveis no trato com pessoas; a visão ampla e sistêmica de Redes de Informação e Comunicação; a capacidade e a habilidade para planejar e perseguir objetivos; comunicar-se com eficiência; demonstrar iniciativa, persistência e motivação; tomar decisão, solucionando com equilíbrio, questões do cotidiano; estar em constante aprendizado e aperfeiçoamento; agir eticamente buscando o bem comum; trabalhar em equipe, mobilizando e organizando pessoas em torno do empreendimento, com a finalidade de desenvolver soluções práticas e aplica-las em ambientes organizacionais.

2.3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O Curso Superior de Tecnologia em Rede de Computadores da Faculdade FATHOR tem como objetivos específicos formar profissionais capacitados para elaborar, implantar, gerenciar e manter projetos lógicos e físicos de redes de computadores locais e de longa distância, buscando a conectividade entre sistemas heterogêneos, diagnosticando e solucionando problemas relacionados à comunicação de dados, segurança de redes, avaliação de desempenho, configuração de serviços de rede e de sistema de comunicação de dados.

MATRIZ CURRICULAR 1º SEMESTRE