VISITA TÉCNICA

CERVEJARIA AMBEV AQUIRAZ - CE

RODOVIA BR 116 KM 32, Aquiraz - CE

15 de Maio de 2019

A Cervejaria

No dia 15 de maio às 9 horas foi realizada uma vista técnica com os estudantes dos Cursos de Graduação da Faculdade de Tecnologia de Horizonte - FATHOR, a unidade responsável por ter proporcionado a visita foi, a Cervejaria AmBev Aquiraz - CE, que recepcionou muito bem os nossos estudantes, que teve como objetivo principal a contribuição para a formação acadêmica dos mesmos, voltados, principalmente, para aplicação, interpretação e execução nas práticas operacionais, rotinas administrativas dos processos tecnológicos avançados, processos de fabricação da cerveja (A arte do ouro liquido), além dos procedimentos técnicos de Segurança do Trabalho, Meio ambiente e Qualidade, tiveram o privilégio de conhecer os detalhes sobre a História mundial da fabricação da cerveja, como de fato a Linha do Tempo da cerveja e seus idealizadores. Foi uma visita marcante e fascinante, de fato ficará na memoria de todos os participantes. .

Processos industriais visitados:

Produção: MOAGEM

Tudo começa na aplicação dos ingredientes e eles são: água, malte de cevada, lúpulo, cereais não maltados Nessa etapa, os ingredientes são moídos para que fiquem disponíveis para fermentação.

FERMENTAÇÃO

Os cereais moídos expõem o amido encontrado dentro do grão, que se quebra em várias moléculas de açúcar pela ação de enzimas naturais. A partir daí, o fermento transforma esse açúcar em álcool e gás carbônico

MATURAÇÃO

Em seguida, vem a maturação. A cerveja, então, descansa em baixas temperaturas. É nessa etapa que acontece o arredondamento do aroma e do sabor da cerveja.

FILTRAÇÃO

O processo serve para deixar a cerveja clara, linda, transparente e brilhante.

ENVASE

Depois de degustada, as cervejas são envasadas em lata, garrafas ou barris

A visita foi Coordenada pelo Prof. Arienes Cruz.

Mais Imagens